O que você procura?

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Nomes de bebês

  Sou uma pessoa muito indecisa, então vocês podem imaginar a canseira que foi a escolha do nome da minha filha. Se fosse menino, (e eu tinha certeza que era) eu queria Miguel e o Felipe queria qualquer outro nome que não fosse Miguel. Se fosse menina já estava decidido: Olívia.
  Quando fizemos a ultrassonografia e o médico falou que era menina eu surtei!! Logo pensei: OLÍVIA?? Será? E todo mundo começou a fazer piadinhas do tipo: Se fosse menino ia se chamar Popeye? Fiquei louca e comecei a pesquisar vários nomes, mas não conseguia resolver. Estávamos na dúvida entre: Clarisse, Maria, Clara, Liz e Olívia (Que não saiu da lista, pois era o nome preferido do Felipe) e eu estava mais caída pra Clarisse ou Liz. Enfim, a confusão estava formada e ela sendo chamada de "Psit", coitadinha... Só uma coisa já estava decidido: JAMAIS seria nome composto.
  Resumindo a história, fomos pra maternidade, ela nasceu, foi pro berçário e ainda não tinha nome pra colocar na pulseirinha do hospital. Foi quando o Felipe aproveitou que eu estava "grogue" e falou: Ana Luiza! Ele já tinha dado essa sugestão de manhã, mas não tínhamos definido nada ainda. Eu gostei do nome, era meiguinho e delicado, parecia com ela. Falei pra ele fazer uma enquete com nossa família que estava do lado de fora assistindo o parto e ele já chegou afirmando: O nome dela é Ana Luiza.
Assim mesmo, composto, como eu batia o pé que não seria jamais.

 Por causa da minha história, hoje resolvi dar uma luz para as mamães indecisas como eu. Segundo o site BabyCenter Brasil os 10 nomes de meninos e meninas mais usados em 2011 foram:

Meninos:                                  Meninas:
  1- Miguel                                  1- Julia
     2- Davi                                      2- Sophia
      3- Gabriel                                  3- Isabella
                  4- Arthur                                   4- Maria Eduarda
        5- Lucas                                    5- Manuela
        6- Mateus                                  6- Giovana
   7- Pedro                                    7- Alice
     8- Guilherme                             8- Laura
    9- Gustavo                                 9- Luiza
     10- Rafael                                  10- Beatriz

  Tem também a lista dos nomes mais esquisitos. Foi difícil escolher só 10 pra colocar aqui como exemplo, porque tem cada um!!! O povo, realmente, é muito criativo. Como se não bastasse a esquizitice do nome, tem que colocar todas as letras que couberem no nome e duplicar todos os "enes" e "eles" pra piorar a situação. Depois os pais acham ruim quando a criança não sabe nem escrever o próprio nome. Vale dar uma olhada pra saber o que NÃO colocar no seu bebê:

Meninos:                                  Meninas:
 1- Ickero                                   1- Juliê
   2- Hiêgo                                   2- Cendi
    3- Kelvyn                                 3- Kilyah
      4- Stélio                                    4- Eyshilla
     5- Naoky                                  5- Loyane
       6- Raziel                                   6- Hinnatta
      7- Pharley                                 7- Lorelay
       8- Rickelvin                              8- Diandra
      9- Daher                                    9- Ianielly
 10- Náiber                                 10- Zayla

  Saber o significado do nome também é um critério de escolha. Aqui, além do significado, tem o nome com cada letra do alfabeto, sugestão de nomes bíblicos, estrangeiros, etc. Cada um com suas características e personalidade.

  De uma coisa tenho certeza: Você nunca vai conseguir agradar todas as pessoas. Tem gente que não gosta de Ana Luiza, eu mesma ainda não me acostumei com o tal nome composto. Você tem que escolher um nome que você goste, mas acho importante prestar atenção nos possíveis apelidos, na facilidade da escrita e da pronúncia do nome. Afinal, não é legal ver o seu filho sofrendo por brincadeiras e apelidos maldosos envolvendo o nome que você escolheu com tanto carinho, não é mesmo? 

Bjos


Nenhum comentário:

Postar um comentário