O que você procura?

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Como montar uma mesa de jantar


Gente, hoje a dica vai ser pra casa...
Quando vamos receber os amigos, ficamos sem saber como "montar" uma mesa bacana. Seja um jantar formal ou casual sempre pinta uma dúvida.
Aqui vai um esqueminha de uma mesa de Jantar Formal, que geralmente é feito quando queremos homenagear alguém ou comemorar algo especial, mas nada impede de você utilizar no dia a dia. Quer coisa mais gostosa que sentar numa mesa toda linda? A comida fica até mais saborosa!!!
Você pode imprimir e consultar sempre que precisar.






Pratos:
Os pratos devem ficar empilhados em ordem de uso: Prato principal e Prato de entrada, e devem estar distante 2,5 cm da linha da mesa. Na base vai o sousplat (pronuncia-se suplá), que impede que o calor dos pratos estrague a mesa e dá um charme a mais, ele pode ser colocado sobre a toalha ou jogo americano, antes dos pratos de porcelana e retirado quando a refeição terminar para dar lugar ao prato de sobremesa. 
Pode ser colocado um pratinho para o pão e sobre ele, uma faca de sobremesa. Esse pratinho deve ficar à esquerda do prato de refeição, acima dos garfos.


Talheres:
Os talheres tem que ser dispostos de acordo com o cardápio, começando de fora para dentro, sempre na ordem em que serão usados e com o cabo alinhado com a ponta inferior do prato. 
Os garfos devem ficar sempre do lado esquerdo e com os dentes virados pra cima. 
As facas ficam do lado direito, com o corte voltado para o prato.  
A colher de sopa fica posta do lado direito, junto às facas e com a parte côncava para cima. 
Os talheres de sobremesa devem ser posicionados acima do prato, começando de baixo para cima.  Primeiro a faca, com o cabo virado para a direita, depois o garfo com o cabo virado pra esquerda e os dentes para cima e por último a colher, com o cabo virado para a direita.

Copos:
Os copos são colocados na mesa de acordo com o tamanho e não pela ordem em que vão ser utilizados, para que uns não escondam os outros. É correto arrumá-los da seguinte maneira: água, vinho tinto e vinho branco. Esta ordem, no entanto, não é obrigatória, mas deve respeitar-se a harmonia entre tamanho e a precedência das bebidas. Se for servir apenas um tipo de vinho, coloque somente uma taça. Pode-se usar copos de um mesmo jogo de cristal ou copos de vários jogos misturados, mas desde que eles combinem entre si, com a toalha e as louças.


Obs.: O prato lateral, os talheres de sobremesa e os copos/taças deverão estar perfeitamente alinhados.


Guardanapos:
Há diferentes maneiras de dobra-los, mas o importante é que estejam bem apresentáveis à esquerda do garfo ou dobrados no centro do prato. Para dar um charme a mais vale usar anéis, argolas ou fitas envolvendo o guardanapo. Os guardanapos de pano podem dar um pouco mais de trabalho porque depois precisam ser lavados, mas eles deixam a mesa muito mais elegante. 


Dicas super úteis:
-Você vai precisar de cerca de 50cm para cada lugar. Isso porque deve ser dada atenção, inclusive, para que ninguém fique muito apertado ao sentar.
-Leve à mesa apenas garrafas de vinho que são mais elegantes. Para sucos e refrigerantes uma opção é colocar o líquido em uma jarra de vidro, por exemplo.
-Se for usar guardanapos de papel é melhor escolher os grandes e decorados para diferenciar dos que são usados no dia a dia.
-Os convidados que derrubarem um talher ou guardanapo no chão devem recolher o que caiu, mas o anfitrião deve logo providenciar outro para repor.
-Quanto maior for a haste de uma taça, mais formal ela é considerada.
-Antes de os convidados sentarem-se à mesa, coloque o pãozinho no prato e água nos copos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário