O que você procura?

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Guia Nutricional para Gestante e Lactante

Nutrição saudável e equilibrada para o bom desenvolvimento do bebê

 
A nutrição desempenha um papel importante durante a gestação. Esse período, de significativa alteração do metabolismo e alta demanda de energia, necessita de quantidades adicionais de proteínas, vitaminas e minerais. Uma nutrição deficiente pode causar prejuízos à mãe e ao bebê, desde os estágios iniciais até o final da gestação, comprometendo, inclusive, o sucesso da amamentação. Seguindo-se uma orientação nutricional adequada, reduzem-se as complicações na gravidez e no parto e vêm à luz bebês mais saudáveis, com maior resist6encia às doenças. A opinião dos especialistas é unânime; os cuidados com a alimentação devem se iniciar o mais cedo possível, evitando-se assim, complicações maternas, bem como problemas de deficiência de crescimento do bebê e baixo peso ao nascer. A gestante bem informada sobre a nutrição adequada para o bom desenvolvimento da gravidez e do bebê fica mais segura e tranqüila durante esse período repleto de surpresas e descobertas.


CALORIAS
As necessidades calóricas da gestante variam conforme o peso, antes e durante a gravidez, e de acordo com o nível de atividade física e o aumento do metabolismo basal. Geralmente, durante o primeiro trimestre (até 12 semanas), o corpo não precisa de aumento calórico. Isso somente ocorrerá a partir do 2o trimestre (12a a 24a semana), quando o gasto de energia eleva-se a aproximadamente 300 calorias por dia. Entretanto, não há necessidade de dobrar a quantidade de alimentos ingeridos, porque esse aumento equivale a apenas um pão francês com duas fatias de queijo, ou a um copo de leite batido com aveia e banana, ou ainda a um filé de frango com duas colheres de purê de batatas.

 
MINERAIS
Os minerais são elementos importantes para a manutenção de várias funções do organismo materno e fetal, dentre eles podemos destacar:

 
FERRO: essencial para a formação de hemácias (glóbulos vermelhos) e para o transporte e armazenamento do oxigênio no sangue. Sua carência provoca anemia. As principais fontes de ferro são: fígado; carne bovina; carne branca; gema de ovo; feijão e verduras. Durante a gestação é importante consumir ferro para prevenir a anemia e suas graves conseqüências, como o parto prematuro; o baixo peso do bebê e o risco de morte da mãe. Para melhorar a absorção de ferro, é importante o consumo simultâneo de alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, tomate, couve-flor e verduras. Devem-se evitar alimentos que contenham alto teor de cálcio na mesma refeição, pois este reduz a absorção do ferro pelo organismo.
CÁLCIO: participa da formação e manutenção dos ossos e dentes, ajuda a regular os batimentos cardíacos, a contração muscular e facilita a coagulação sanguínea. Se a gestante não consumir quantidades suficientes de cálcio, poderá ter gengivite, câimbras e prejudicar a formação óssea e dentária do feto. Durante a amamentação há tendência à descalcificação dos ossos da mãe, porque o organismo, sabiamente, prioriza o cálcio para a produção do leite. As principais fontes de cálcio são o leite e derivados, tofú, salmão, sardinha, semente de gergelim, amêndoas e hortaliças verde-escuras.
ZINCO: antioxidante que aumenta a resistência e evita o cansaço. É encontrado em carnes magras, frutos do mar, iogurte, gérmen de trigo, levedura de cerveja, cereais, espinafre, cogumelos, sementes de girassol, etc. Alguns transtornos e surpresas, como aborto espontâneo, parto prematuro, malformações e baixo peso do bebê, estão associados à deficiência de zinco na gravidez.

 
VITAMINAS
As vitaminas são substâncias orgânicas presentes em pequena quantidade nos alimentos naturais e necessárias para o funcionamento normal do metabolismo. Sua carência na dieta pode causar doenças. Como as células não conseguem produzi-las, devem ser obtidas em fontes alimentares ou suplementos nutricionais.

 
FOLATO (ácido fólico): vitamina hidrossolúvel que atua na formação de hemácias e proteínas estruturais. Desde a pré-concepção já é recomendado o aumento da ingestão de alimentos ricos em ácido fólico, que é essencial para a divisão celular e importante durante todo período gestacional.
Entre os problemas ocasionados por sua deficiência, está a espinha bífida, decorrente do desenvolvimento anormal do sistema nervoso central do bebê. Como a maioria das vitaminas hidrossolúveis, o excesso de folato ingerido é excretado pelo organismo.
Para garantir o fornecimento de ácido fólico, é importante comer alimentos como brócolis, feijões, lentilhas, ervilhas, arroz integral, nozes e castanhas, etc. Essa recomendação vale também para as mulheres que estão se preparando para a futura gestação.
IMPORTANTE: os alimentos que relacionamos acima podem fornecer cerca de 40% das necessidades de ácido fólico em uma dieta normal e variada. O restante deve ser suprido pelo suplemento vitamínico e mineral recomendado pelo médico.
VITAMINA A: são vários os benefícios dessa vitamina: participa do processo de formação do sistema ótico, reforça o sistema imunológico da gestante, garante a manutenção da pele e mucosas do bebê e da gestante, auxilia o desenvolvimento celular, o crescimento ósseo e a formação dentária.
É encontrada no leite e derivados, na gema de ovo, fígado, folhas verde-escuras, batata doce e em muitas frutas e vegetais amarelo-alaranjados como laranja, manga, mamão e abóbora.
VITAMINA C: antioxidante bem conhecido, fundamental para a formação do colágeno, que compõe a pele, ossos, cartilagens e vasos sanguíneos, além de auxiliar a absorção de ferro e fortalecer o sistema imunológico. Várias frutas e vegetais são fontes dessa vitamina: laranja, acerola, caju, goiaba, beterraba, espinafre e repolho.
VITAMINA E: importante antioxidante que protege as membranas celulares e age contra o envelhecimento. Amêndoa, avelã e óleos vegetais, especialmente de milho, soja e girassol, são ricos em vitamina E.
VITAMINA D: responsável pelo bom desenvolvimento dos ossos, pois auxilia a absorção do cálcio do bebê e da mamãe. A exposição ao sol se constitui em fonte natural dessa vitamina. Também é encontrada na gema de ovo, bacalhau, leite e derivados.
VITAMINAS DO COMPLEXO B (B1, B2, B3, B6, B9, B12): todas são importantes durante a gestação, desempenhando funções fundamentais, como estimulação do crescimento, renovação e multiplicação das células.

Nenhum comentário:

Postar um comentário